terça-feira, 24 de maio de 2011

Depressão: O Mal do Século...


Na nossa cultura é muito comum os homens negarem que estão deprimidos. Muitos dizem que estão cansados ao invés de admitirem e dizerem: Estou triste!!!
Ficam agressivos ao invés de demonstrarem tristeza. Há um preconceito ainda muito grande dos homens demonstrarem tristeza, pois em sua maioria não se permitem chorar, principalmente em público. Existem 5 emoções básicas, autênticas, legítimas, inerentes ao ser humano; portanto, nascemos com elas: medo, tristeza, alegria, raiva e afeto.

Toda nossa educação emocional foi baseada no binômio: Permissão e Proibição. Ao homem foi permitido sentir e demonstrar alegria, raiva, mas recebeu a proibição para demonstrar medo, tristeza e afeto. Muitos homens quando sentem medo ficam agressivos e não admitem que estão com medo. Na verdade, a agressividade é uma forma de mascarar, disfarçar a sua insegurança e seus medos. Por outro lado, à mulher foi permitido, isto é, foi educada a sentir e expressar medo, tristeza, afeto, raiva e alegria – embora, há tempos atrás - ela não pudesse expressar livremente a raiva e a alegria. Ela tinha que ser recatada, bem comportada, feminina, meiga e não podia, portanto, ser agressiva e nem tampouco dar altas gargalhadas em público. Mulher que agisse dessa forma, era mal vista.
Por conta desse processo educacional opressivo, em muitas casos, a depressão pode estar mascarada nas crianças sob forma de irritabilidade e agressividade.

Nos adolescentes, a depressão pode se manifestar sob forma de uso de drogas, álcool ou até mesmo como delinqüência. Em muitas famílias, não há permissão para o adolescente expressar alegria e afeto. Os pais não costumam dar boas gargalhadas e demonstrar ternura. Há uma verdadeira economia de afeto e alegria nessas famílias. Por outro lado, há permissão para ofensas, agressividade, criticismo acentuado e pouco espaço para diálogo, compreensão, momentos de intimidade, apoio, incentivo e elogios sinceros.

Na fase adulta, a depressão pode ser mascarada sob forma de excessos alcoólicos, drogas, comida, sexo, jogos, vício em trabalho (workaholics), ou em forma de máscara sorridente e aparente felicidade. Tratei de um paciente que sofria de depressão mascarada cujo apelido em seu trabalho era garoto propaganda, porque vivia sorrindo. Nunca demonstrava tristeza ou mesmo raiva. (vide Caso Clínico que segue: Depressão Mascarada). Há pessoas que, após uma separação, não se permitem entrar em contato com a perda, com a tristeza.

É natural, com a separação, sentirmos tristeza. No entanto, essas pessoas reprimem fortemente essa tristeza, trabalhando feito um louco. Se tornam um viciado em trabalho. O trabalho passa a ser uma fuga, uma forma de não entrar em contato com a perda.

Mas quando param de trabalhar, entram numa profunda depressão. Aqui explica, em muitos casos, o porquê dessas pessoas adiarem em procurar auxílio de um Psicoterapeuta. Afinal, passar por um processo terapêutico implica em entrar em contato com os seus verdadeiros sentimentos.
Do ponto de vista orgânico, a depressão pode estar mascarada em forma de sintomas psicossomáticos, tais como dores de cabeça constantes, fadiga, dores lombares, náuseas, vômitos, úlcera, colite e alergias diversas. Às vezes, as dores andam de um lado para outro no corpo. Muitos suicídios ou tentativas de suicídio inesperados e aparentemente inexplicáveis, são devidas às depressões mascaradas.

Uma pessoa pode ter uma dor de cabeça por anos a fio e certo dia tentar um suicídio.
Em muitos casos, essas pessoas podem ser consideradas hipocondríacas, passando por vários médicos, fazendo exames e não encontrando nada.

Na verdade, todo depressivo é um decepcionado. A vida está lhe devendo. Daí a sua insatisfação. A pessoa depressiva sempre vê o que não têm e não se permite olhar para o que já tem, para suas conquistas. É uma pessoa emburrada, se fecha porque guarda e carrega dentro de si muitos lixos emocionais (mágoas, decepções, ressentimentos, desilusões), os bagaços de seu passado. Muitas mulheres me perguntam o porquê sua vida amorosa está péssima. Respondo que elas carregam uma quantidade enorme de mágoas, desilusões do passado que bloqueiam e impedem de atrair parceiros e situações favoráveis. Por conta disso, só atraem homens violentos, complicados, problemáticos, casados, com problemas financeiros, que não querem saber de nada, etc.

Portanto, é preciso “desatar os nós energéticos” (lixos emocionais) de seu passado, seja desta ou de outras vidas, que estão impedindo que sua vida afetiva flua de forma mais livre. Muitos pacientes depressivos me perguntam também: “Por que sofro tanto”? Eu digo: Você sofre porque está na ilusão, dormindo na ilusão e não quer acordar. Na verdade, o sofrimento tem uma função. É um sinal, um indicador do quanto você resiste em querer mudar. E se você está na teimosia, resiste, quer continuar assim, colherá a desilusão cedo ou tarde. Teimosia é continuar com o que não funciona em sua vida. A dor, é portanto, um sinal de que o que você está fazendo consigo não está sendo legal. E todos nós somos responsáveis pelo nosso próprio bem estar. Para isso, é preciso sair da ilusão de culpar as pessoas, a vida e o destino e reassumir a capacidade de dirigir sua própria vida.

Na verdade, o problema está na cabeça e não na situação. É a forma como cada um percebe os fatos. Observe as pessoas felizes. Elas são felizes porque valorizam os aspectos positivos dos acontecimentos e não dão muita importância aos fatos desagradáveis da vida.


Osvaldo Shimoda

Nenhum comentário:

Postar um comentário