domingo, 31 de julho de 2011

Você tem medo de quê?



Medo, esta é uma palavra que dá medo. É um sentimento que nos põe apreensivos, direcionando-nos a tomar (ou não) determinado caminho. É uma sensação fisiológica desconfortável que exige uma resposta, seja para lutar ou para fugir. O medo nos acompanha pelos corredores escuros da vida quando não estamos certos de que o amanhã será ensolarado, de que a chuva não seja passageira, de que o telefone talvez não toque e de que a luz no fim do túnel possa ser uma miragem.

Somos acompanhados pela sombra do medo de não ser perfeito, de estar de braços dados com o engano, de se aliar aos perigos que surgem como fantasmas numa noite-breu. Temos medo de imprevistos: perder o emprego, o avião, o grande amor da nossa vida, a beleza da juventude, os sonhos de outrora, as amizades verdadeiras. Temos medo de dizer que estamos inseguros e que seria melhor esperar a próxima estação para andar de pés descalços. Sim, também temos medo de sentir medo.

Mas de todos os medos, existe um que é nutrido pela nossa ansiedade - o medo de errar, e essa sensação nos acompanha pelos dias e, às vezes, pelas noites infindas, conforme for o descompasso dos acontecimentos e o quanto estamos inseguros de pisar em falso. Se o dinheiro acaba, temos receio de ficar doentes, se dormimos demais, tememos pela fila no trânsito, se a viagem demora mais que o esperado, ficamos com medo de sentir saudade. Temos horror ao medo: de engordar, de emagrecer, de ficar cansado, de chorar, de rir à beça, de amar demais, de amar de menos. Temos medo do amanhã, do depois de amanhã... e da morte.

O medo é, então, um sentimento ruim? Não, o medo não é de todo mal. Não vamos até a ponta do precipício porque sabemos que há perigo de cair, não tomamos remédio em excesso porque temos conhecimento de que a dose certa é imprescindível para a cura, jamais vamos magoar alguém que amamos por temer que ela se afaste de nós para sempre. Sentir medo, pois, não é sensação de covardes, é apenas a mostra do que se tem a enfrentar, as suas possíveis consequências, o pensar com mais cuidado acerca de um fato que nos diz respeito. È um alerta para o desconhecido. Enfrentar ou não essa névoa obscura só depende de nós.

Por: Afrodite para maiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário