terça-feira, 26 de abril de 2011

Momentos...



Em toda a minha vida protagonizei e presenciei momentos.
E com tudo o que já tinha visto, me perdia em um mar de perguntas, de respostas, de falta de compreensão.
Sempre observei como pessoas reagiam a circunstancias da vida, em momentos de desespero, momentos de solidão, mas também há momentos de alegria, momentos de paz e confraternização.
Sem saber participei de momentos que se realizavam longe de mim, e que ainda faltavam acontecer.

Vivi e ouvi momentos sem mesmo poder enxerga-los.
E assim questionava momentos sem mesmo poder escuta-los.
A cada dia um novo momento, e a cada dia nascia assim um novo sentimento.
Sinceramente se eu fosse contar a vocês todos os momentos de minha vida, ficariam perplexos do que aqui escutariam; já presenciei momentos de tristeza, de batalhas, de muita determinação, mas quando o ano terminava, entendia que tudo alquilo que eu tinha presenciado foi para agora poder olhar para momentos que me faziam feliz.
Confesso que levei um tempo para conseguir enxergar além do que eu estava a presenciar, e sinceramente, não sei se ainda estou pronto para isso.
Mas será que todos estamos?
Certa vez me perguntaram por que os homens com esses seus espelhos mágicos nada vêem além de si mesmos...
Por que há momentos eles resolvem fazer tudo errado, e fazer do chão onde pisam um nefasto campo minado?
Respondi que embora o homem se julgue forte, destemido, e de muita coragem, há momentos que o torna apenas um garoto; perdido, esquecido, desesperado.

Mas é uma pena, porque ao longo de minha ainda jovem vida, descobri que o homem, em vários momentos, tomou atitudes que até um simples garoto saberia qual seria o resultado: dor, sofrimento, falta de esperança e assim mais um coração acorrentado.

Então percebi que esses momentos foram vivenciados, para que todos também os vivenciacem.

Talvez não igual ao passado, mais momentos melhores ou piores.
Afinal, não sabemos o que a vida nos reserva, mas sabemos que a vida se dirige do jeito que a ensinamos, e toma os rumos que determinamos.

Certa vez questionei a um velho sábio para que serviam realmente todos estes momentos.
A resposta, em um velho pedacinho de papel, ele me deu. Após ter lido, segui o meu caminho
com uma certeza no coração:  é com todos esses ensinamentos da vida que aprendemos a lutar pelo que somos, alcançar o que nos falta ser alcançado e correr atrás dos nossos sonhos.


Por: Autor desconhecido.

Um comentário:

  1. “Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapos e me
    presenteasse com mais um pedaço de vida, eu aproveitaria esse tempo o mais que
    pudesse...Possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaria tudo o
    que digo.
    Daria valor às coisas, não por aquilo que valem,mas pelo que significam.Dormiria pouco, sonharia mais, porque entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz.
    (...)
    O amanhã não está assegurado a ninguém, jovens ou velhos.Hoje pode ser a última vez que vejas aqueles que amas. Por isso, não esperes mais,
    fá-lo hoje, porque o amanhã pode nunca chegar. Senão, lamentarás o dia em que não tiveste tempo para um sorriso, um abraço, um beijo e o teres estado muito ocupado para atenderes esse último desejo.
    Mantém os que amas junto de ti, diz-lhes ao ouvido o muito que precisas deles,o quanto lhes queres e trata-os bem, aproveita para lhes dizer,“perdoa-me”, “por favor”, “obrigado” e todas as palavras de amor que conheces.
    Demonstra aos teus amigos e seres queridos o quanto são importantes para ti”.
    Gabriel Garcia Marques

    ResponderExcluir